Reserve já!

Viva Peniche

Peniche é uma cidade à beira-mar, do distrito de Leiria, situada numa península com cerca de 10 quilómetros de perímetro. A região oferece um conjunto significativo de opções de lazer, cultura e desporto.

Monumentos:
- Fortaleza (séculos XVI e XVII)
- Praça-Forte
- Capela de Santa Bárbara
- Igreja de São Pedro (século XVI)
- Igreja da Misericórdia (século XVI)
- Capela de Nossa Senhora dos Remédios
- Gruta da Furninha (estação pré-histórica)

Outros pontos de interesse:

Berlengas
Para visitar este pequeno arquipélago, constituído por três grupos de ilhéus, deve ir de barco a partir de Peniche. A Berlenga Grande e Cerro da Velha, as Estelas e os Farrilhões são ilhas rochosas, procuradas por aves marinhas que nelas nidificam.

Pode visitar o Forte de São João Baptista, localizado na Ilha da Berlenga, e que data de 1656.

Cabo Carvoeiro
Este promontório rochoso revela verdadeiros espetáculos naturais. Exemplo disso é a Nau dos Corvos, uma formação rochosa onde pousam gaivotas e corvos, que pelo seu aspeto faz lembrar uma nau.

Atouguia da Baleia
Nas proximidades de Peniche fica Atouguia da Baleia, valendo a pena visitar o Touril, uma estrutura utilizada para a realização de touradas. Existem também na vila igrejas que importa visitar.

Praias
Com águas limpidas e areias claras, as praias da região de Peniche primam pela qualidade e beleza natural. Desde a praia da Gamboa (a mais próxima do parque de campismo) até ao Baleal encontra praias encantadoras.

Desportos:
Peniche é fundamentalmente conhecida e apreciada pelas condições que oferece para a prática de mergulho, surf e bodyboard, pesa e pesca submarina. Por seu turno, os golfistas encontram na região de Peniche excelentes campos de golfe.

Gastronomia: Dada a proximidade ao mar, as gentes de Peniche desde tempos idos que se dedicam à pesca e, por isso, a sua gastronomia é dominada por pratos de peixe e marisco. Destacam-se a "Caldeirada de Peniche" e a "Sardinha Assada". A doçaria também merece a sua preferência e, se ainda não conhece os "Pastéis de Peniche", os "Amigos de Peniche" e os "Esses", faça questão de provar.

Artesanato (Renda de Bilros):
Peniche é terra de Renda de Bilros. Conheça de perto esta arte antiquíssima.